Estágio: VII Mostra Prodança 1/3

Postado por Indira Brígido On quarta-feira, outubro 03, 2012


Bom, estou participando da VII Mostra Prodança como estagiária durante um período de três dias. O evento tem oficinas, palestras e apresentações em vários cantos da cidade. Eu fiquei no teatro do Dragão do Mar ajudando nas partes do camarim, ou pelo menos tentando ajudar.

obs: É um estágio voluntário totalizando mais ou menos 20 horas em três dias, realmente o que move o artista é a paixão...

Aqui tem o blog explicando a associação e a programação do evento.

O primeiro dia (que foi ontem, 02/10) foi bem legal. Eu cheguei no Dragão às 14hrs (conforme tinham combinado com a gente). Quando cheguei na porta do teatro não tinha ninguém além do segurança:

- Boa tarde moço, já chegou alguém da organização da Prodança?
- Quem?!
- Prodança!
- O que é isso?!
...
É claro que ele não tem obrigação de saber o que é, mas é um evento que tá acontecendo no local de trabalho dele né, mas enfim... Entramos no teatro e fui falar com um cara da iluminação, ele explicou que iria ter uma peça de teatro infantil de 14:30 às 16:00, e que tava combinado do pessoal da produção da Prodança  entrar só às 16hrs.

O que eu poderia fazer né? Fui esperar sentada na última fileira da plateia, até que outra estagiária, a Nayana (ou Naná) chegou do palco e veio sentar comigo. A gente ficou conversando até dar umas 15hrs, quando as crianças de algumas escolas  chegaram pra assistir a peça. As primeiras que entraram estavam de uniforme e cada uma acompanhada de dois adultos, são crianças diferentes. Lá fora depois chegaram váárias outras... criança é muito engraçada né? Pelo amor de Deus, me divirto só escutando as conversas.

Depois, lá fora a gente encontrou outra estagiária, a Bárbara (ela é da primeira turma do curso de dança da UFC). Sentamos na frente do teatro e ficamos esperando chegar as outras pessoas. Dá um tempinho e chega a Eveline (ou Vevé). Decorem esse nome, pessoa super simpática, gente boa e que aparenta conhecer todo mundo possível dentro da dança aqui no Ceará! Jesus! Qualquer um que aparecesse lá ou pra se apresentar, ou pra trabalhar, ou só de passagem, ela conhecia! Impressionante...

Quando deu umas 16hrs nós entramos no teatro pela porta do camarim, uma entrada pela lateral (notem que eu já estava me divertindo com aquilo, foi a primeira vez que eu entrei no teatro do Dragão). O espaço é médio, e os camarins masculino e feminino são em cima. Demorou um pouco pra eu conseguir uma tarefa, a
Graça Martins (ou Graçinha) só chegou um pouco depois (também decorem esse nome), ela é responsável pela Direção Geral, uma mulher super gente boa, atenciosa e muito simpática! Adorei ficar seguindo ela de um lado pro outro, a mulher é importante!

Depois foram surgindo algumas tarefinhas: Fui procurar cada pessoa responsável pelos grupos que iriam se apresentar no dia pra assinar o contrato (claro que eu não conhecia ninguém, me senti uma mongol nesse meio em que todos se conhecem e todos são muito amigos a muito tempo...), a Bárbara foi preencher os certificados de todos os bailarinos e coreógrafos do dia, nós fomos buscar os lanches que iriam ser distribuídos pra todo mundo, um lanche muito bom viu? Sanduíche de queijo, salada de frutas e chocolate serenata de amor! (teve um probleminha que ainda não tinha chegado os saquinhos pra dar o lanche dentro deles, os malditos não chegavam nunca! Até que a Graçinha resolveu dá-los sem os sacos mesmo).

Isso o camarim já estava entupido de gente andando de um lado pro outro. Meu Deus, eu AMO isso, essa correria, resolver problemas de última hora, buscar água no carro da fulana, dar absorvente pra bailarina x, ficar vendo os bailarinos se alongando, observar o nervosismo de cada um, cada grupo com uma roupa bem diferente, ou sem roupa. A escuridão quando começa! No final eu já tava tão cansada que eu me encostava na parede e fechava os olhos, só escutando a música da apresentação que tava acontecendo.

Tive acesso à muito gente importante da dança, e isso foi uma das coisas mais legais do dia. Eu realmente me senti uma menina de 10 anos assistindo tudo aquilo e tentando aprender ao máximo do que eu via. Eu ainda ganhei um crachá com o meu nome artístico ( viu? Decorem aí também, Indira Brígido) e embaixo escrito "estagiária" :P

Pois é, esse foi o primeiro dia que pode ser definido como tranquilo. A música de um grupo não tocou na hora, mas depois deu certo. Resumindo tudo, ocorreu tudo bem. Agora é se preparar pra quarta feira e tentar tirar mais fotos pra poder registrar melhor essa experiência né?



0 Responses to 'Estágio: VII Mostra Prodança 1/3'

Postar um comentário

Sobre

Estudante do 6º semestre de Dança Bacharelado na Universidade Federal do Ceará. Amante de ballet clássico e fotografia. O blog é um lugar para discutir e divulgar as danças que me atravessam.

Categories: