8 lugares para leitura em Dança

Postado por Indira Brígido On quarta-feira, janeiro 15, 2014
Para você que vem de uma área totalmente diferente da arte: Veja que a dança pode ser pensada. Olhe a quantidade de pesquisa em andamento pelas universaidades do país. Procure no jornal um texto sobre aquela apresentação da noite anterior. Seja um público ativo da sua cidade. Cearenses, vocês sabiam que existe uma graduação em dança na Universidade Federal do Ceará? Existe muita dança a se questionar.

Aqui eu organizei, dos pouquíssimos que eu conheço, alguns sites de revistas, blogs, artigos acadêmicos e áreas de jornais destinadas à dança (preferencialmente da minha cidade). Eu não acompanho todos, mas são acervos disponíveis que a gente às vezes esquece lutando por um livro da biblioteca ou comprando alguns de preço não tão legal e que são bastante úteis para pesquisa de trabalho etc.

Esse site é voltado para o tema Crítica em Dança com escritas de espetáculos e divulgação de outros.

A ABRACE possui o GT (Grupo de Trabalho) de Pesquisa em Dança no Brasil com várias publicações e temas variados de professores, pesquisadores e alunos das universidades de todo o país que podem ser lidas aqui.

A Anda é recente e possui vários comitês temáticos com publicações que podem ser lidas aqui. O site está um pouco desatualizado, mas os artigos estão acessíveis.

4. idança
O site tem várias críticas de dança e divulgações também de performances nacionais e internacionais.

Uma espécie de blog organizado por alguns alunos da graduação em dança da Universidade Federal do Ceará - UFC. Os textos buscam a problematização de performances em arte. Inclusive eles organizaram uma lista gigante de sites sobre dança/performance.

Revista Científica Interdisciplinar da Graduação da Universidade de São Paulo - USP. É dedicada aos alunos dessa universidade com temas, escrito por eles no site, de "mídia, imprensa e comunicação social". Tem uma série de publicações e mantém-se ativa. Não encontrei publicações de Dança, mas outros temas da arte são abordados e podem ser lidos aqui.

Acervo online organizado por alunos da graduação em dança da UFC. Mantém-se atualizado e, importante para os estudantes da graduação, contém muitos textos pedidos pelos professores.

Jornal da cidade de Fortaleza. Os textos destinados às artes encontram-se no caderno Divirta-se. Não há crítica de espetáculos. O espaço limitado, característico da escrita jornalística, destina-se à divulgação de apresentações e textos descritivos. Na edição impressa há o caderno Vida e Arte que possui alguns textos e que raramente escrevem o sensível da obra em análise.

Esses são alguns, acho que dos mais conhecidos e dos mais próximos de mim (por causa da universidade e da cidade). Há textos voltados para o ambiente acadêmico, há textos direcionados para o público em geral. Enfim, 8 lugares de leitura em Dança para nós!








0 Responses to '8 lugares para leitura em Dança'

Postar um comentário

Sobre

Estudante do 6º semestre de Dança Bacharelado na Universidade Federal do Ceará. Amante de ballet clássico e fotografia. O blog é um lugar para discutir e divulgar as danças que me atravessam.

Categories: